segunda-feira, 13 de junho de 2011

Imagens pilha

Pilha de batata :















PILHAS DE LIMÃO :











Gabriel França
1D batel 53

Pilhas de batata

Material Necessário:


Para a montagem do experimento serão necessários os seguintes itens:
- uma batata grande;
- duas placas de zinco;
- duas placas de cobre;
- fios de cobre;
- uma calculadora que funcione com uma pilha AAA

Montagem:


Corte a batata ao meio, coloque uma placa de zinco e uma placa de cobre em cada metade da batata, solde dois fios, um em cada placa
Em seguida, una o fio da placa de cobre de uma metade da batata, com o fio da placa de zinco da outra metade da batata
Por fim, ligue o fio que sai da placa de cobre no terminal positivo do suporte de bateria da calculadora e o fio que sai da placa de zinco ligue ao terminal negativo.



http://promadi.if.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19:pilha-de-batatas&catid=5:eletricidade-e-magnetismo&Itemid=5 GABRIEL FRNÇA 1D 53 BATEL

Pilhas ( tipos , funcionamento etc)

http://www.rayovac.com.br/pilha.htm

CUIDADOS COM AS PILHAS

Verificar as instruções de uso do aparelho, certificando-se de que as polaridades ( + ) e ( - ) estão no sentido indicado.
“Pilhas que são incorretamente instaladas no equipamento podem sofrer curto circuito. Este fato acarreta um aquecimento rápido da pilha podendo causar vazamento ou explosão”

As pilhas poderão vazar ou explodir se as polaridades forem invertidas , expostas ao fogo, desmontadas ou recarregadas.

Evite misturar com pilhas de outro tipo ou com pilhas usadas , tranportá-las ou armazená-las soltas, pois aumenta o risco de vazamento.
“Quando pilhas de diferentes sistemas (como Alcalinas e Comuns), bem como novas e velhas de um mesmo sistema são usadas conjuntamente, pode ocorrer super descarga devido a diferente voltagem e capacidade. Este fato pode causar vazamento ou explosão.”

Retire as pilhas, caso o aparelho não esteja sendo utilizado, para evitar possíveis danos na eventualidade de ocorrer vazamento.
“Quando pilhas descarregadas são esquecidas no equipamento por longo período , pode ocorrer vazamento do eletrólito das pilhas causando oxidação no equipamento.”
As pilhas devem ser armazenadas em local seco e ventilado.

No caso de vazamento da pilha, evite contato com a mesma e lave qualquer parte do corpo afetada com água abundante. Ocorrendo irritação, procure auxílio médico.

Não remova o invólucro da pilha, “Quando o invólucro é retirado , a pilha pode sofrer curto circuito.”

Após o uso, as pilhas podem ser dispostas em lixo doméstico conforme Resolução CONAMA 257/263-99


No caso de vazamento da pilha, evite contato com a mesma, e lave qualquer parte do corpo afetada com água abundante. Ocorrendo irritação, procure auxílio médico.

 Acheei interessante pois fala dos perigos da pilha que as vezes parece ser insignificamente , mostra o que ela pode causar , como deve  usar uma pilha , os cuidados necessários para nao correr perigo.










-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


TIPOS DE PILHAS
Pilhas Zinco Carvão - "As Amarelinhas"
As pilhas Pilhas Zinco Carvão - "As Amarelinhas" da Rayovac são indicadas para equipamentos que requerem descargas de energia leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos.
Pilhas AlcalinasAs pilhas Alcalinas da Rayovac são indicadas para equipamentos que exigem descargas de energia rápidas e fortes, como walkmans, discmans, tocadores de MP3, hand helds, lanternas, brinquedos e câmeras fotográficas digitais.
Pilhas Recarregáveis - NiMH (Niquel Metal Hidreto)As pilhas recarregáveis de NiMH são indicadas para aparelhos que demandam uma grande descarga de energia, não possuem efeito memória e podem ser recarregadas até 1000 vezes. São a melhor opção para grandes consumidores de pilhas.

 Mostra as diferentes pilhas e qual a a diferença delas além do nome , o que as torna recarreváveis .



--------------------------------------------------------------------------------------

COMO FUNCIONA UMA PILHA
A pilha é uma fonte portátil de energia que é composta de três itens básicos: um ânodo, um cátodo e um eletrólito.

Ânodo - Eletrodo Negativo da Pilha (pólo negativo)
Cátodo - Eletrodo Positivo da Pilha (pólo positivo)
Eletrólito - Condutor iônico que envolve os eletrodos de uma pilha, ou seja, solução condutiva entre os dois eletrodos.

Estes três componentes podem ser feitos de muitos materiais diferentes e também podem ser combinados de várias formas. A escolha do material a ser usado, o tipo, e a qualidade destes materiais são importantes para determinar os níveis de energia e de desempenho da pilha.
Para ilustrar como funciona a pilha e como interagem seus componentes, veja ao lado o exemplo simplificado de uma pilha e uma lâmpada em funcionamento.

A medida que a lâmpada recebe energia da pilha, os elétrons começam a fluir do ânodo, através da conexão externa da lâmpada, e chegam ao cátodo. Conforme a utilização da pilha, a sua voltagem diminui, já que o ânodo e o cátodo fazem trocas eletroquímicas.
Esta troca de energia continuará até que o ânodo não possa liberar elétrons e o cátodo não possa recebê-los. Uma vez que a pilha atinge este estado, a lâmpada não acenderá mais.
O tempo de duração de uma pilha depende de vários fatores: o tamanho da pilha, o consumo de energia da lâmpada ou de qualquer outro aparelho e quanto tempo usa-se a pilha


O funcionamento de uma pilha nao é tao simples como parece envolve diversas substÂncias quimicas ,





Gabriel França 1d  BATEL 53

o que é pilha ?

Pilha é dispositivo onde reaçao química produz energia elétrica.
A pilha de Volta, ou pilha voltaica, de Alessandro Volta, foi a primeira fonte de tensão elétrica capaz de garantir uma corrente elétrica permanente num circuito. Ele notou, em 1798, que duas tiras de metais diferentes colocadas em uma solução ácida, desenvolvem entre elas uma tensão elétrica. Se um condutor é ligado a essas duas tiras haverá, através dele, uma passagem de elétrons.
As pilhas secas são do tipo zinco-carbono, são geralmente usadas em lanternas, rádios e relógios. Esse tipo de pilha tem em sua composição Zn, grafite e MnO2 que pode evoluir para MnO(OH). Além desses elementos também é importante mencionar a adição de alguns elementos para evitar a corrosão como: Hg, Pb, Cd, In.]
   As pilhas alcalinas são compostas de um ânodo, um "prego" de aço envolto por zinco em uma solução de KOH alcalina (pH~14), um cátodo de anéis de MnO2 compactado envoltos por uma capa de aço niquelado, um separador de papel e um isolante de nylon.

Até 1989, a típica pilha alcalina continha mais de 1% de mercúrio. Em 1990, pelo menos 3 grandes fabricantes de pilhas domésticas começaram a fabricar e vender pilhas alcalinas contendo menos de 0,025% de mercúrio. A NEMA estima que 4,25 pilhas alcalinas per capita são vendidas por ano nos EUA.








esse site mostra a '' história '' da pilha  falando de seus diversos tipos , suas funçoes, como funciona  etc.


http://www.infoescola.com/quimica/pilha-de-daniell-pilha-eletroquimica/



Gabriel França
1d
N 53
BATEL
tarde

Interdscilinaridade da pilha



Na imagme mostra como funciona uma pilha .
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/pilharelatorio.htm

O site mostra a interdscplianridade da pilha quando :

Equação global:
             Zn(s) + Cu2+ (aq) ---------> Zn2+ (aq) + Cu (s)

*    Cálculos
 Equação de Nernst:    ΔE = ΔEº - 0,059.log Q
                                                                n   
                                 = 1,10 – 0,059.log [ZnSO4]
                                                    2           [CuSO4] 
                                 = 1,10 – 0,059. log 0,1
                                                    2            0,1
                                 = 1,10 V.
Envolve física e matemática .





*    Reagentes
*    Soluções aquosas de ZnSO4 e CuSO4 de concentração 0,1 mol/dm3;
*    Barra de zinco;
*    Placa metálica de Cu.
Envovle quimica falando de soluçoes aquasosas zn . Cu . CuSO , ZnSO
                                                                                               4           4






Gabriel França 1d
53 BATEL
TARDE

Construçao de uma pilha

2 placas de cobre ( 10 cm x 2 cm )
- 2 placas de zinco ( 10 cm x 2 cm )
- papel higiênico ( 90 cm )
- pedaço de palha de aço
- 2 pedaços de fio cabinho ( 20 cm cada um )
- 2 lâmpada de 1,2 volts com soquete
- copo com cerca de 30 ml de solução aquosa de sulfato de cobre a 100 g/litro
- 1 pilha


http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_i4801


Clique para ampliar





 PROCEDIMENTO : Corte cerca de 30cm de papel higiênico e dobre-o de tal forma que fique aproximadamente com o mesmo tamanho das placas .
Mergulhe , no frasco que contém sulfato de cobre ,opapel higiênico dobrado , para que fique embebido completamente pela solução . Aperte um pouco o papel para retirar o excesso do líquido .
Coloque entre as placas o papel higiênico embebido e comprima bem as placas contra o papel e observe se a lâmpada acende , ainda que fracamente
 

Conclusao : o site, as imagens mostram a construçao de uma pilha e ah interdiscplinaridade dela quando fala dos numeros  = matematica , dos elementos quimicos falando de quimica.





Gabriel França 1D
N 53 BATEL

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Funcionamento de uma pilha

Funcionamento de uma pilha

Suponhamos, por exemplo, que separemos fisicamente a barra de zinco de uma solução de sulfato de cobre. O zinco é imerso numa solução de sulfato de cobre, assim como uma barra de cobre. As duas barras encontram-se interligadas eletricamente mediante um fio. Este dispositivo forma uma pilha.
As barras de zinco e de cobre são denominadas eletrodos e fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e de redução. Se os eletrodos de zinco e o cobre forem ligados entre si, por meio de um circuito externo, haverá um escoamento de elétrons através desse circuito, do eletrodo de zinco para o de cobre, em cuja superfície serão recebidos pelos íons Cu+2. (lembre-se da fila de reatividade!).




Nesta imagem mostra toda a estrutura de uma pilha comum.

Aprenda a fazer uma pilha: Essa Pilha é feita a partir de produtos caseiros. Os materiais utilizados são: Coca-Cola; sal; 18 Moedas de cobre; papel toalha; papel alumínio; fita isolante e um Led para provar que essa pilha tem energia. 
Ela foi montada com 18 trios de peças. Esses trios de peças são (papel alumínio, papel toalha, moeda). O papel alumínio foi dobrado e cortado do tamanho da moeda. O Papel toalha foi dobrado e cortado do tamanho da moeda e umedecido na coca-cola com sal. logo em seguida. A fita isolante ajudou a segurar essas peças. 
Sendo que o lado que ficar o alumínio será o negativo (-), e o lado que ficar a moeda será o positivo (+). Veja o vídeo :  
http://www.youtube.com/watch?v=nBxBLtYsHX4&feature=related

Fontes: http://www.jorgeneto.eprofes.net/pilhas.htm
Ewerton Piloto Nº11  1D Batel

terça-feira, 7 de junho de 2011

Funcionamento de uma pilha

 As barras de zinco e cobre são chamadas eletrodos, responsáveis pelos fenômenos da oxidação e da redução, quando mergulhadas em soluções de ZnSO4 e CuSO4. A placa de Cu mergulhada em CuSO4 forma uma carga positiva, denominada cátodo e a placa de Zn mergulhada na solução de ZnSO4 forma uma carga negativa, o ânodo. Os íons liberados formam a energia contida na pilha.

Fontes : http://educar.sc.usp.br/quimapoio/pilh.html
             http://www.infoescola.com/quimica/pilha-de-daniell-pilha-eletroquimica/
           
Bruno Ferreira Mariani
nº3 / Turma 1ºD